CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Participe do nosso aniversário!

  • O aniversário é nosso, mas o presente é seu. Confira as ofertas:
  • Assine agora e ganhe 40% de desconto no plano anual;
  • Oportunidade de assinatura vitalícia. Um único pagamento para estudar conosco para sempre.
Assine agora
Texto do episódio
01

Neste início de Advento, queremos apresentar aos nossos alunos um texto de São João da Cruz, a famosa Oração da alma enamorada, que esse santo carmelita costumava ensinar às suas dirigidas espirituais. Trata-se de uma oração que se encontra entre as suas Obras Menores, estas compostas por pequenas notas ou bilhetinhos, os chamados Ditos de luz e de amor.

A Oração da alma enamorada é o dito número 26. Tal é a sua importância que São João da Cruz a copiou e distribuiu inúmeras vezes. Apesar de muito densa, essa oração apresenta uma realidade da vida cristã importantíssima, uma vez que sintetiza toda a espiritualidade de seu autor, a qual serviu de base para o desenvolvimento da “pequena via” de Santa Teresinha.

Ademais, as súplicas da Oração da alma enamorada cabem perfeitamente para o tempo do Advento, que é o período litúrgico em que meditamos sobre a vinda de Jesus. A oração fala desse desejo de união com Deus.

Para facilitar a meditação sobre esses escritos de São João da Cruz, precisamos, antes, apresentar uma introdução à linguagem da oração, uma vez que foi escrita em um espanhol do século 16.

A Oração da alma enamorada é a do Cântico dos Cânticos, ou seja, é uma declaração de amor da esposa que deseja se unir ao seu esposo. Amar de verdade é, além de desejar o bem, querer unir-se à pessoa amada. Para que isso ocorra em nossos corações, precisamos do auxílio do Espírito Santo, a fim de que Ele crie as disposições interiores e alargue nosso coração para Deus. A Virgem Maria é nosso grande modelo porque, cheia da graça do Espírito Santo, foi quem se uniu perfeitamente a Deus.

São João da Cruz inicia sua oração partindo de nossa humanidade decaída, do nada do pecado, até chegar às obras e, finalmente, ao tudo de Cristo. A alma enamorada sabe que possui tudo porque possui Jesus, como canta no n. 6: “Não me tirarás, Deus meu, o que uma vez me deste em teu único Filho, Jesus Cristo, em quem me deste tudo quanto quero; por isso confio que não tardarás, se espero”.

Consciente de que Jesus é o máximo que podemos ter, São João da Cruz incita-nos a desprezar aquelas coisas que, por conta do pecado, ficamos desejando. Ele nos encaminha de volta para o Amado.

Assim, a ideia por trás da oração é, por um lado, uma súplica para que Deus venha logo fazer morada em nós e, por outro, uma exortação à alma para que ame verdadeiramente o seu esposo.

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
1
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos