CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Participe do nosso aniversário!

  • O aniversário é nosso, mas o presente é seu. Confira as ofertas:
  • Assine agora e ganhe 40% de desconto no plano anual;
  • Oportunidade de assinatura vitalícia. Um único pagamento para estudar conosco para sempre.
Assine agora
Texto do episódio
142
Et hymno dicto exierunt in montem Oliveti. Tunc venit Iesus cum illis in villam, quae dicitur Gethsemani — E tendo dito o hino, saíram para o Monte das Oliveiras. Então Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani (Mt 26, 30.36). 

Tendo feito a ação de graças depois da ceia, Jesus deixa o cenáculo com seus discípulos, entra no Horto das Oliveiras e se põe a orar. Porém, mal começa a orar, assaltam-no ao mesmo tempo um grande temor, um grande desgosto e uma grande tristeza, como diz São Marcos (14, 33). E São Mateus acrescenta: “Começou a entristecer-se e ficar angustiado” (36, 37). Oprimido por essa tristeza, nosso Redentor diz que sua alma está aflita até a morte (cf. Mc 14, 34). 

Passou-lhe então diante dos olhos toda a cena funesta dos tormentos e dos opróbrios que lhe estavam preparados. Esses tormentos o oprimiram durante sua Paixão cada um por sua vez, sucessivamente; mas aqui no horto todos juntos e ao mesmo tempo o afligiram: as bofetadas, os escarros, os flagelos, os espinhos, os cravos e os vitupérios que teria de sofrer depois. Jesus os abraça todos juntos; mas, aceitando-os, sua natureza treme, agoniza e ora. “Estando em agonia, orava com mais insistência” (Lc 22, 43).

Mas, ó meu Jesus, quem vos impele a sofrer tantas penas? — É o amor que tenho aos homens, responde Jesus.

Oh! como o céu terá pasmado vendo a fortaleza tornar-se fraca, a alegria do paraíso se entristecer. Um Deus aflito! E por quê? Para salvar os homens, suas criaturas. Naquele horto se consumou o primeiro sacrifício: Jesus foi a vítima, o amor foi o sacerdote e o ardor de seu afeto para com os homens foi o fogo bem-aventurado que consumia o sacrifício.

Pater mi, si possibile est, transeat a me calix iste — Meu Pai, se for possível, passe de mim este cálice (Mt 26, 39). 

Assim suplica Jesus; mas não tanto para ver-se livre, senão para fazer-nos compreender a pena que sofre e abraça por nosso amor. Suplica também assim para nos ensinar que, nas tribulações, podemos pedir a Deus que nos livre delas; mas, ao mesmo tempo, devemos em tudo nos conformar com sua divina vontade e dizer como ele: “Todavia, não se faça como eu quero, mas como tu queres” (Mt 26, 39). E durante todo aquele tempo repetiu sempre a mesma oração: “Seja feita a tua vontade… e orou terceira vez, dizendo as mesmas palavras” (Mt 26, 42).

Procidit super terram — Prostrou-se por terra (Mc 14, 35). 

Jesus naquela oração prostrou-se com a face na terra, porque, vendo-se coberto com a veste sórdida de todos os nossos pecados, parecia se envergonhar de levantar o rosto para o céu. 

Lc 22, 44). Olhai para ele e tende piedade de mim!

Mas, ó meu Jesus, nesse jardim não existem algozes que vos flagelem, nem espinhos, nem cravos. E que vos faz derramar tanto sangue? Ah, eu compreendo, não foi tanto a previsão dos sofrimentos iminentes que vos afligiu, pois já vos havíeis oferecido para sofrer essas penas; mas foi a vista de meus pecados. Eles foram a prensa cruel que espremeu o sangue de vossas sagradas veias. Ó meu doce Salvador, não foram tão cruéis os carrascos, não foram tão atrozes os flagelos, os espinhos, a cruz, como o foram os meus pecados que tanto vos afligiram no horto.

Achando-vos num estado de grande aflição, eu ainda me prestei a atormentar-vos, e muito, com o peso de minhas culpas. Se eu tivesse pecado menos, vós teríeis padecido menos. Eis a paga que vos dei em troca do amor com que quisestes morrer por mim: acrescentei penas às vossas tão grandes penas!

Meu amado Senhor, eu me arrependo de vos ter ofendido. Entristeço-me com isso, mas esta minha dor é muito pequena. Desejaria uma dor que me tirasse a vida. Eia, pois, por aquela agonia tão amarga que sofrestes no horto, fazei-me participar da aversão que tivestes de meus pecados. E se então eu vos afligi com minhas ingratidões, fazei que agora eu vos agrade com todo o meu coração. Sim, meu Jesus, eu vos amo mais do que a mim mesmo, e por vosso amor renuncio a todos os prazeres e bens da terra. Só vós sois e sempre sereis o meu único bem, meu único amor.

O que achou desse conteúdo?

1
42
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos